Se você deseja diagnosticar um transtorno do neurodesenvolvimento, mas não se sente seguro para concluí-lo, saiba que o problema não reside apenas na escolha dos testes ou no seu conhecimento em neuropsicologia, neuroanatomia e psicometria.
Também é essencial possuir uma base sólida em psicopatologia. Neste curso, você aprenderá tudo o que precisa para realizar um diagnóstico preciso.
A teoria é fundamental, pois nosso modelo de diagnóstico é descritivo (DSM-5-TR e CID-11). É importante estudar a psicopatologia infantil durante os cursos de graduação e pós-graduação, os quais deveriam incluir pelo menos um módulo dedicado ao TDAH, o que não ocorre. Conheço bem essa realidade das graduações e pós-graduações, pois lecionei por muitos anos no curso de Psicologia da PUC-GO e ainda ministro aulas em diversas pós-graduações. Sem pelo menos 10 horas de estudo teórico sobre um transtorno que afeta 5% da população mundial, torna-se difícil acreditar que um profissional possa diagnosticá-lo com precisão na prática clínica.
A teoria é importante, mas estudar apenas por meio de livros e artigos não é suficiente. É essencial conhecer como esse modelo diagnóstico é aplicado na prática clínica com os pacientes.
É fundamental manter-se atualizado sobre o assunto. Na correria do dia a dia de quem trabalha e assume diferentes papéis sociais, é muitas vezes difícil encontrar tempo para procurar e ler artigos científicos recentes sobre determinados temas. Estudar as últimas publicações na área é essencial. Quando foi a última vez que você leu um artigo recente sobre TDAH ou TEA?
Diagnóstico serve para orientar o tratamento. Torna-se muito difícil conduzir um tratamento quando não se tem um diagnóstico ou, pior ainda, quando se possui um diagnóstico errado.
Para compreender o mundo infantil, é necessário mais do que boa vontade e dedicação. Trata-se de um tipo de atendimento mais complexo e exigente do que o realizado com adultos. O objetivo deste curso é ensinar de forma prática o que você deve observar na clínica para desenvolver um raciocínio clínico.
Conte com nossa experiência clínica para aprender a oferecer um serviço de excelência!
Aula 1: Normal e patológico!
Objetivo: Definir quando suspeitar de alterações no desenvolvimento e iniciar uma investigação diagnóstica.
Professora: Me. Sarah Cassimiro Marques
Aula 2: A formação de uma nova vida!
Objetivo: Compreender os aspectos importantes envolvidos na fecundação, desenvolvimento pré-natal, nascimento e desenvolvimento neural.
Professor: Dr. Fabio Pessoa
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
Nesse curso não será explicado a aplicação, correção e interpretação dos instrumentos
Aula 1: Prematuridade e transtornos do neurodesenvolvimento.
Professor: Dr. Fabio PessoaAula 1: Fatores envolvidos na estruturação de um diagnóstico clínico.
Objetivo: Discutir os elementos básicos da construção de um diagnóstico.
Professora: Me. Sarah Cassimiro Marques
Aula 2: Exames complementares
Objetivo: Compreender os exames complementares que auxiliam o processo de diagnóstico, como exame psíquico, avaliação neuropsicológica e exame do processamento auditivo central.
Professora: Me. Sarah Cassimiro Marques
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
• O que é o TDAH?
• TDAH realmente existe?
• Critérios diagnósticos (DSM-5-TR e CID-11)
• Modelos atuais que explicam o funcionamento do TDAH
• TDAH x TDA
• Epidemiologia
• Etiologia
• Curso: TDAH na vida pré-escolar, escolar, adolescência e vida adulta
• Como colocar o diagnóstico no laudo de avaliação neuropsicológica?
Professora do módulo: Me. Sarah Cassimiro Marques
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
Nesse curso não será explicado a aplicação, correção e interpretação dos instrumentos
• O que é realmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
• Critérios diagnósticos explícitos e implícitos.
• Epidemiologia.
• Etiologia.
• Sinais precoces do TEA em bebês
• Criança pequenas com TEA: características; testagem; observação, entrevista e brincadeira diagnóstica.
• Crianças, adolescentes e adultos: características; testagem; diferenças entre mulheres e homens.
• Neuropsicologia do TEA.
• Quais instrumentos utilizar para avaliar possíveis casos de TEA?
• Como colocar o diagnóstico no Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica?
Professora do módulo: Me. Sarah Cassimiro Marques
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
Nesse curso não será explicado a aplicação, correção e interpretação dos instrumentos
• O que realmente é o Transtorno De Desenvolvimento Intelectual (TDI)?
• Qual a nomenclatura correta: Retardo Mental, Deficiência Intelectual ou Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI)?
• Critérios diagnósticos (DSM-5-TR e CID-11).
• Inteligência
• Comportamento adaptativo
• Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI) leve, moderado, grave e profundo
• Epidemiologia.
• Etiologia
• Como colocar o diagnóstico no Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica?
• Quais instrumentos utilizar para avaliar possíveis casos de TDI?
Professora do módulo: Me. Sarah Cassimiro Marques
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
Nesse curso não será explicado a aplicação, correção e interpretação dos instrumentos
• Diferenças entre Dificuldades de Aprendizagem, Transtorno Específico da Aprendizagem e Dificuldades Escolares.
• O que é realmente o Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp)?
• Critérios diagnósticos (DSM-5-TR e CID-11).
• Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) com prejuízo na leitura e na expressão escrita.
• Modelos atuais que explicam o funcionamento do TEAp com prejuízo na leitura e na expressão escrita.
• Epidemiologia.
• Etiologia
• Como colocar o diagnóstico no Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica?
• Quais instrumentos utilizar para avaliar possíveis casos de TEAp com prejuízo na leitura e na expressão escrita?
Professora do módulo: Me. Sarah Cassimiro Marques
Liberação do módulo: Disponível imediatamente após a inscrição!
Nesse curso não será explicado a aplicação, correção e interpretação dos instrumentos
Se você é psicólogo ou estudante de Psicologia
Se você é profissional ou estudante da área da saúde ou educação
Garanta seu acesso a diversos outros cursos de testes que não são restritos a psicólogos, bases conceituais e biológicas da Reabilitação / Estimulação / Habilitação Neuropsicológica e muito mais.
Estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação que desejam compreender profundamente os quadros psicopatológicos na infância.
Após a matrícula nesse curso, você terá acesso imediatamente as aulas gravadas, conforme calendário de liberação das aulas do curso disponibilizado acima.
Clique para acessar o cronograma de liberação das aulas: CRONOGRAMA DE LIBERAÇÃO DAS AULAS
1. Você deve primeiro fazer a matrícula no curso.
2. Após a inscrição, receberá um e-mail, com os dados de acesso ao curso. Importante: muitas vezes, o e-mail não chega na caixa de entrada do ser servidor, por isso, busque também em outras abas como no Spam, Lixeira, Promoções.
3. Qualquer dúvida ou dificuldade, você pode mandar mensagem para nosso suporte: Leila (62) 99307-2067.
12 meses de acesso após a matrícula. Ao longo deste período, você poderá consultar as aulas sempre que julgar necessário.
Sim, emitiremos certificado de 50 horas de carga horária.
Sarah Cassimiro Marques
(CRP 09/7343)
Psicóloga clínica, especialista em Neuropsicologia pela PUC (GO), mestre em Neurociências do Comportamento pela Unb.
É mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) e tutora do COGMED.
Professora e supervisora de diversas especializações. Coordenadora da Especialização em Neuropsicologia, assim como da Especialização em Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica Infantil. Desde 2011, atende consultório em Neuropsicologia Infantil.
Além disso, é supervisora clínica. Idealizadora e diretora da Incantato (@incantato.neuropsi).
Assim que fizer a matrícula no curso receberá um e-mail e/ou também pelo whatsapp, os dados de acesso ao curso. Importante: muitas vezes, o e-mail não chega na caixa de entrada do seu servidor, por isso, busque também em outras abas como no Spam, Lixeira, Promoções.
Qualquer dúvida ou dificuldade, você pode mandar mensagem para nosso suporte no Whatsapp (62) 99384-3344
Sim, 50h de carga horária.
Você pode falar diretamente no nosso whatsapp (62) 99384-3344
Sim, estará disponível. Clique aqui para conhecer o SerNeuroPsi
Sim, estará disponível. Clique aqui para conhecer o Coruja Neuro
Se você tem alguma dúvida, nós temos um time que está pronto para responder qualquer pergunta no WhatsApp. É só clicar no botão abaixo e nos chamar.
2021 Incantato. CNPJ: 31.248.548/0001-89